BOTAS PNEUMÁTICAS SÃO ADQUIRIDAS PARA REDUZIR RISCOS DE TROMBOSE

A aquisição de dois pares de botas pneumáticas de compressão intermitente, realizada pelo Hospital e Maternidade Sagrada Família, vieram melhorar significativamente a prevenção à TVP – trombose venosa profunda. A iniciativa foi possível devido ao recebimento de emenda parlamentar do deputado estadual Ricardo Alba, através do convênio 2020TR001668.

Os novos aparelhos se tornam um método eficiente para a prevenção da TVP. Eles envolvem as pernas do paciente e, ao se insuflarem de ar de forma intermitente, comprime as panturrilhas do paciente, diminuindo assim a estase sanguínea e consequentemente o risco de formação de trombos no local. Com sua utilização, os riscos relacionados a TVP reduzem consideravelmente, proporcionando mais segurança durante o período, transoperatório e pós-operatório imediato.

A trombose Venosa Profunda é o resultado de inúmeros fatores, incluindo estase venosa, injuria endotelial e hipercoagulação do sangue. O embolismo pulmonar é a maior complicação da TVP e ocorre quando um trombo ou um coágulo sanguíneo desloca-se em direção aos pulmões. O tromboembolismo é um sério problema de saúde e é responsável por um considerável número de mortes súbitas e por significantes custos de hospitalizações em todo o mundo.