MANTA CIRÚRGICA TRAZ MAIS SEGURANÇA AOS PACIENTES

Um novo material passou a ser adotado pelo Hospital e Maternidade Sagrada Família, visando maior segurança aos pacientes do Centro Cirúrgico. A manta cirúrgica, que envolve o paciente durante uma cirurgia, passou a ser de um material especial e descartável, que cria um campo estéril, de maior proteção contra a ação de agentes contaminantes.

A manta cirúrgica SMS, que veio substituir o tecido de algodão, anteriormente utilizado, já vem de fábrica esterilizada e embalada. Portanto, só é aberta na sala cirúrgica, no momento de cobrir o paciente. Por ser descartável, é eliminado após sua utilização. O material é produzido em 100% de polietileno, com duas camadas internas de Meltblown e três externas de Spunbond, e também é hidrofóbico, ou seja, não permite passar nenhuma secreção, mantendo o corpo mais protegido.

Segundo a enfermeira responsável pelo Centro Cirúrgico e da Central de Esterilização de Materiais, a manta cirúrgica traz benefícios significativos. “O material oferece suavidade no contato com a pele, evitando irritação e garantindo maior higiene e segurança aos pacientes, além de reduzir consideravelmente alguma possibilidade de infecção ou contaminação durante a cirurgia”, informa Camila Zanluca Jungles.

A manta cirúrgica também vem sendo utilizada para cobrir as caixas cirúrgicas, onde são armazenados os instrumentos cirúrgicos. Assim, é possível reduzir o perigo de uma exposição a agentes contaminantes. “A iniciativa integra as ações do Hospital de buscar sempre novas soluções para trazer mais eficiência nos procedimentos e segurança e tranquilidade aos pacientes”, destaca a enfermeira, que integra o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Sagrada Família.